Os escorpiões são animais invertebrados que não possuem audição, sentem vibrações do ar e do solo e enxergam pouco – mesmo tendo grandes e vários pequenos olhos.
São animais que têm hábitos noturnos, e, nesse período, invadem casas e comércios em busca de alimento. Por serem carnívoros, alimentam-se principalmente de insetos, como grilos e baratas. As baratas de esgoto são sua refeição favorita, por isso infestações desses animais atraem muitos escorpiões.
Seus principais predadores são:
- Pássaros.
- Lagartixas.
- Alguns mamíferos insetívoros.
O escorpião pode viver de 3 a 4 anos e é capaz de sobreviver vários meses sem alimento e, até mesmo, sem água, o que torna seu combate mais difícil.
Esses animais não põem ovos. O nascimento dos filhotes ocorre por meio de gestação que vai de 2,5 a 3 meses, e sua ninhada varia de acordo com a espécie.
Um dos principais mitos que envolvem esses animais refere-se à ligação das baratas com os escorpiões. Muitas empresas alegam que o mesmo veneno aplicado para as baratas irá matar os escorpiões, o que não é verdade.
Além disso, observa-se também a crença de que os escorpiões seriam atraídos para locais onde as baratas vivem, já que se alimentam delas. Sendo assim, uma vez que as baratas fossem exterminadas, estes também morreriam por consequência, o que não ocorre, visto que mesmo que as baratas apeteçam muito os escorpiões, eles podem sobreviver meses sem alimento.
Por parte dos órgãos reguladores, também há muita divergência sobre o tema. Circula por aí uma informação de que a dedetização não seria recomendada, uma vez que a aplicação do veneno tende a “irritar” os escorpiões, desalojando-os e aumentando a ocorrência de acidentes.
A DEDETIZADORA MATA PRAGAS esclarece que esta informação é improcedente, uma vez que o veneno utilizado por nossa equipe é registrado e aprovado pelo próprio Ministério da Saúde, o qual inclusive orienta o combate à praga.
Quando o veneno é aplicado, torna-se indetectável para o escorpião. O veneno atua nos receptores elétricos do sistema nervoso de forma lenta e gradual. Dessa forma, o animal não apresenta nenhum tipo de comportamento alterado.
Vale ressaltar que, dias após a aplicação do veneno, é comum observar no local ainda alguns escorpiões vivos, porém debilitados e com comportamento retraído sob o efeito do veneno.